Mediação Escolar


       PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SITEMA DE MEDIAÇÃO ESCOLAR

PREMISSAS

Os conflitos são inevitáveis

Faz sentido desenvolver habilidades para o seu manejo

Os estudantes e a comunidade escolar podem resolver seus conflitos

Educar para o manejo adequado do conflito é meio eficaz para prevenir os efeitos negativos do conflito

 

JUSTIFICATIVA

A escola é um importante espaço social, onde ocorrem aprendizagens em várias instâncias mentais, tanto no âmbito racional, através dos programas objetivos das grades curriculares, quanto no âmbito social e emocional, através das redes de relacionamentos que são construídas no ambiente escolar.

A nossa sociedade estimula a competição, esta em sua concepção primária pressupõe conflito, que por sua vez pode trazer a idéia de que devo ganhar e ou outro deve perder. Sabemos que o conflito tende a escalar desde pequenas ações até a violência e agressão. Agimos violentamente para obter algo que queremos ou para fugir daquilo que não queremos e fazemos isto porque, nem sempre aprendemos outros meios para atendermos nossas necessidades

Por outra via temos verificado que princípios de convivência harmoniosa como respeito, diálogo, compreensão, empatia, entre outros não são estimulados adequadamente na sociedade como um todo e em especial no ambiente escolar.

Punir, vigiar, suspender, expulsar, “conversar”, reprimir, são os métodos mais utilizados nas escolas no sentido de manter a ordem e a disciplina, porém eles têm se mostrado ineficientes e até alimentam a indisciplina e a violência no meio escolar

A questão é de como a escola pode ajudar a prevenir e combater os efeitos negativos dos conflitos, como canalizar esta energia para a verdadeira função psicológica que os conflitos têm para o ser humano em seu desenvolvimento.

Entendemos que não há mais como se esperar por um milagre, e enquanto isso a cultura da competição destrutiva domina os relacionamentos. Precisamos transformar, nós podemos fazer algo diferente, no sentido de aproveitar os conflitos que ocorrem nas escolas e transforma-los em oportunidade que permitem introduzir os temas ligados a valores humanos tais como: cooperação, respeito, empatia, tolerância, autocontrole, valorização e reconhecimento do outro como sujeito independente… Este é o desafio.

Creio que os temas e os métodos da mediação poderão contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz e a escola é o lugar onde isto se torna possível e viável desta forma contribuir para uma sociedade da esperança e a médio prazo ver surgir um novo cidadão

 

OBJETIVOS

 Geral

Desenvolver um clima no ambiente escolar que estimule a cooperação, a participação e o protagonismo de todos os envolvidos no sistema vislumbrando como conseqüência o aumento do diálogo e do tratamento adequado dos conflitos surgidos no ambiente escolar, com reflexo na sociedade como um todo, contribuindo, assim para o desenvolvimento de uma cultura de paz e com o nascimento de um novo cidadão.

 

Específicos

  • Propiciar ao conjunto dos participantes do sistema escolar conhecimentos sobre os conflitos, a comunicação interpessoal e a Mediação como instrumento de gestão adequada dos conflitos;
  • Disponibilizar mediadores internos para atuar nos conflitos interpessoais que forem surgindo entre os membros do sistema escolar; ( mediadores do sistema administrativos e mediadores mirins)
  • Prevenir efeitos negativos dos conflitos;
  • Estimular a cooperação
  • Melhorar a comunicação
  • Desenvolver a criatividade
  • Reduzir o stresse,
  • Divulgar para a sociedade os Métodos Adequados de Resolução de Conflitos

 

RESULTADOS ESPERADOS

 A implantação do Sistema de Mediação escolar propiciará um aumento do auto-conhecimento, o reconhecimento, a valorização do outro com a conseqüente melhoria  no relacionamento interpessoal, da auto-estima dos participantes  da organização escolar. Essas mudanças, por sua vez, contribuirão para a melhoria da comunicação interpessoal e organizacional e a criação de um clima de respeito, compreensão e cooperação entre todos. Após cerca três anos, a prática da Mediação escolar por seu efeito transformador, propiciará uma mudança comportamental crescente de todos, com reflexo na cultura da organização escolar, no sentido da prevenção dos efeitos negativos dos conflitos e da pacificação do ambiente. Essas mudanças contribuirão para o nascimento e desenvolvimento de uma cultura de paz que irá refletir na comunidade como um todo por seu efeito modificador.

 

METODOLOGIA

Criar uma equipe e eleger um representante (compromissar com diretores, docentes, administrativos).

Criar um questionário para identificação dos conflitos que ocorrem no sistema escolar

Montar um programa específico a realidade da escola

Orientação e treinamento ao corpo docente

Aulas de resolução de conflitos ao corpo discente

Orientação aos pais (palestras ou cursos 8 horas)

Seleção dos mediadores

Treinamento dos mediadores

Observação “in loco” nos pátios da escola nos intervalos

Supervisão, através de reuniões quinzenais.

 

PROGRAMA – Curso de 12 horas (para todos)

Conflito pessoais, grupais e organizacionais

Aspectos gerais

Aspectos Culturais

Aspectos Sociais

Aspectos Psicológicos,

As causas dos conflitos, seus efeitos.

Modelos de relacionamentos nas escolas

O modelo de negociação cooperativa (ganha X ganha) aplicado nas Escolas,

As técnicas de Mediação e sua aplicação nas escolas

 

PROGRAMA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO (80 H0RAS) (para mediadores internos)

PÚBLICO ALVO

Toda a comunidade escolar (Alunos, professores, diretores, pais, funcionários)

 

PRAZO DE IMPLANTAÇÃO

O prazo para o pleno funcionamento do sistema, incluindo treinamento básico geral de todos os envolvidos e a capacitação dos Mediadores é cerca de 36 meses.

 

INVESTIMENTO

A ser negociado com a contratante,

 

EQUIPE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR DO IMA

Coordenador;

Edson Januário das Neves – Psicólogo com Formação Plena, Consultor de Recursos Humanos, Mediador, Árbitro, Professor e Supervisor de Estágios de Capacitação em Mediação,  Mediador, Árbitro e Conselheiro Técnico da CMA-PR e da CMA CREA-PR, Diretor e Conselheiro Técnico e Científico do IMA;