Mediação Organizacional


 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MEDIAÇÃO ORGANIZACIONAL

JUSTIFICATIVA

 Os conflitos estão presentes em todo o relacionamento humano. Onde há pessoas interagindo há conflitos. A existência destes é natural. Os conflitos não são necessariamente bons, nem ruins. Os resultados dependem da compreensão deste fenômeno e de como são administrados ou gerenciado.

 O trabalho se constitui em uma das esferas básicas do EU. Quando a pessoa não se sente devidamente reconhecida e valorizada em sua interação com o outro no ambiente de trabalho, ela se sente ameaçada em seu SER, em sua IDENTIDADE, e reage. Essa reação amplia o conflito. Ou seja, no ambiente de trabalho se apresentam, por excelência, as condições, das mais favoráveis, para o surgimento e a escalada dos conflitos.

  

OBJETIVOS

Geral

Melhorar a satisfação dos funcionários no trabalho, o clima organizacional, e o conseqüente aumento da produtividade e a qualidade do atendimento prestado aos profissionais e aos usuários de seus serviços, com a implantação de um “Sistema de Mediação Organizacional”

Específicos

  • Propiciar ao conjunto dos funcionários conhecimentos sobre os conflitos, a comunicação interpessoal e a Mediação como instrumento de gestão adequada dos conflitos;
  • Disponibilizar mediadores internos para atuar nos conflitos interpessoais que forem surgindo entre os funcionários;
  • Prevenir conflitos;

Melhorar o nível de satisfação dos funcionários no local de trabalho e como conseqüência o clima organizacional;

  • Aumentar a produtividade e a qualidades dos serviços prestados.
  • Estimular a cooperação
  • Melhorar a comunicação
  • Desenvolver a criatividade
  • Maior eficiência na execução das decisões
  • Redução do  stresse,
  • Redução do absenteísmo e Turnover

 

CONCEITO DE MEDIAÇÃO:

Mediação é um método de resolução de conflitos que utiliza um conjunto coerente de técnicas baseadas em conhecimentos interdisciplinares, em especial da psicologia, da comunicação, da negociação e do direito, através das quais um profissional, terceiro no processo, imparcial e neutro, auxilia as partes a entenderem os seus conflitos e a encontrarem os seus reais interesses. A Mediação propicia a realização de um diálogo cooperativo entre as partes, o que permite a busca das melhores e mais criativas soluções para a satisfação dos os envolvidos.

 

PRESSUPOSTOS

Para que um Sistema de Mediação Organizacional seja implantado com sucesso, é necessário que a alta direção da organização tenha uma concepção de administração cooperativa e participativa. Pressupõe um estilo de gestão democrática, onde os funcionários, em razão de sua valorização e reconhecimento, são estimulados a cooperar entre si e com a administração. Desta forma, os funcionários, em todos os níveis hierárquicos, tendem a “dar tudo de si” para a organização, em retribuição à satisfação que este propicia aos mesmos.

 

IMPLANTAÇÃO

A implantação do Sistema se efetiva com treinamento básico geral de todos os funcionários, visando aspectos cognitivos e comportamentais. Em um segundo momento, cerca de 10% do total dos funcionários são escolhidos de acordo com um critério misto, sendo metade indicados ou eleitos pelos colegas e o restante por indicação dos consultores, e capacitados em Mediação.

 

OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA

Em função da participação de todos os funcionários sobre os conflitos e sua gestão adequada no treinamento básico e da gestão e orientação adequadas da direção, os funcionários são estimulados, diante de qualquer conflito insterpessoal que surja, a buscarem uma solução cooperativa e pacífica através da Mediação. Cada uma das partes envolvidas no conflito escolhe um Mediador, de preferência não pertencente ao seu setor de trabalho. Os Mediadores escolhidos atuarão em conjunto na condução da Mediação, assumindo um a função de Mediador e outro a de co-Mediador.

 

Os conflitos são resolvidos através do diálogo, conforme preconiza a Mediação.

 

RESULTADOS ESPERADOS

A implantação do Sistema de Mediação Organizacional propiciará um aumento do auto-conhecimento, o reconhecimento, a valorização e conseqüente melhoria  da auto-estima dos funcionários da Organização. Essas mudanças, por sua vez, contribuirão para a melhoria da comunicação interpessoal e organizacional e a criação de um clima de respeito, compreensão e cooperação entre todos. Após cerca dois anos, a prática da Mediação Organizacional por seu efeito transformador, propicia uma mudança comportamental crescente dos funcionários, com reflexo na cultura interna, no sentido da prevenção dos efeitos negativos dos conflitos e da pacificação do ambiente de trabalho. Essas mudanças contribuirão para o aumento da produtividade e da melhoria da qualidade dos serviços prestados.

 

PRAZO DE IMPLANTAÇÃO

O prazo para o início do pleno funcionamento do sistema, incluindo treinamento básico geral de todos os funcionários e a capacitação dos Mediadores é cerca de 24 meses, dependendo do porte da organização.

 

METODOLOGIA

  • Apresentação da proposta para todos os gestores, alavancadores do processo,
  • Levantar dados locais através de questionários
  • Cursos de sensibilização de 12 horas para todos
  • Curso de Capacitação para os facilitadores internos

  

PROGRAMA – Curso de 12 horas

Conflito pessoais, grupais e organizacionais

Aspectos gerais

Aspectos Culturais

Aspectos Sociais

Aspectos Psicológicos,

As causas dos conflitos, seus efeitos

Modelos de relacionamentos organizacionais,

 O modelo de negociação cooperativa (ganha X ganha) aplicado nas organizações,

As técnicas de Mediação e sua aplicação nas organizações

 

INVESTIMENTO

A negociar